Paróquia divulga o evento "Hora do Planeta" em Pedreiras

sexta-feira, 18 de março de 2011 0 comentários
Hoje, diante das consequências que o mau uso dos recursos do planeta vem acarretando, cresce a consciência de que são necessárias medidas para que se interrompam o modelo de desperdício e consumo desenfreado do que a natureza nos oferece, gerando desequilíbrios que causam tragédias e fome pelo mundo.
A Campanha da Fraternidade deste ano vem nos alertar para estes problemas de destruição e desrespeito com a criação divina que geme em dores de parto. Secas e enchentes, furacões, ressacas, tornados, escassez de água e alimentos, tal como diz o texto-base da campanha, são sintomas de um planeta doente.
Não só a igreja como a toda a sociedade civil há muito se preocupa com estas questões. A WWF é uma ONG internacional, presente em mais de 100 países, fundada em 1961 na Suíça, que atua nas áreas de conservação, investigação e recuperação ambiental. No Brasil atua desde 1996. Desde 2007, realiza em todo planeta um evento chamado “Hora do Planeta”: no último sábado do mês de março, entre 20:30 e 21:30, a população é convidada a apagar as luzes de sua casa, em uma chamado à reflexão de como podemos ser peças na enorme rede de construtores de um mundo melhor, com menos desrespeito à natureza, e chamarmos a atenção a estes problemas, principalmente o aquecimento global.
Em 2010, 128 nações, em 4616 cidades participaram do evento, apagando as luzes de suas principais avenidas e pontos turísticos, em simultâneo a campanhas de conscientização da população sobre a situação a que o mundo vive.
E em 2011 este movimento chega a Pedreiras, através do 5° período de Geografia da Faculdade de Educação São Francisco, FAESF, com o apoio da Prefeitura Municipal de Pedreiras, da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da CEMAR, do Ministério Público, e de parceiros da classe empresarial e popular, com o reconhecimento da WWF Brasil. Na nossa cidade as luzes serão apagadas na Av. Rio Branco, entre a Praça Corrêa de Araújo e a Praça do Cinquentenário, conhecida popularmente como Praça da SUCAM, onde várias atividades e eventos serão realizados para chamar a atenção à proposta da campanha.
E hoje viemos aqui para chamar a sua atenção e convidar a todos para participar do evento, apagando também as luzes de suas residências entre 8 e meia e 9 e meia da noite do próximo dia 26, refletindo sobre como podemos fazer um mundo melhor.
Mais informações podem ser obtidas pela internet através dos sites:
horadoplaneta.org.br – site nacional do movimento; e
horadepedreiras.blogspot.com – site sobre o evento em Pedreiras.

Este comunicado será lido nas missas dominicais do próximo dia 20/03.


Atualizado em 20/03/11



Alunos da FAESF divulgam a "Hora do Planeta" na Igreja N. Sra. das Graças dia 19/03/11

0 comentários:

Postar um comentário