No dia 26/12/1939, Pedreiras recebeu a visita de D. Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota que à época declarou: “É de urgente necessidade erigir-se canônicamente em sede de uma nova paróquia, que terá como orago São Benedito, a cidade de Pedreiras. Assim o requerem o grande número de habitantes do município de São Luis Gonzaga e Pedreiras, e astuciosa e intensa propaganda protestante e espírita no vale do mearim”.
Em 11/05/1940, o arcebispo de São Luis dava forma a sua promessa, criando a Paróquia de São Benedito de Pedreiras.
Segue a transcrição do decreto:
“A todos os que tiverem conhecimento destas nossas letras, paz e benção em Nosso Senhor Jesus Cristo.
Entre os principais encargos do múnus pastoral está, por certo, o dispor de cousas de tal sorte que os fiéis confiados ao nosso cuidado encontrem toda facilidade para o culto divino; e os párocos, possibilidade de cabal desempenho dos seus sagrados deveres de magistério, de ministério e de ação católica. Eis porque, ouvidos os párocos diretamente interessados e consultado o nosso Cabido Metropolitano, havemos deliberado erigir canônicamente, e assim eretas declaramos, de hoje para sempre em nossa diocese as trêz paróquias: de Nossa Senhora Aparecida de Morros do Munim; de Sant’ana do Burití de Inácia Vaz e de São Benedito de Pedreiras. Outrossim, designamos os mesmos Santos seus respectivos titulares e padroeiros; e as igrejas destes santos suas respectivas matrizes.
(...)
Os futuros párocos das novas freguesias terão os mesmos deveres e direitos vigentes nas demais paróquias.
O que tudo decretamos em virtude de Nossas Jurisdição Ordinária e, em nome do Padre e do Filho e do Espírito Santo.
Dada e passada nesta nossa episcopal cidade de São Luis do Maranhão, sob o nosso sinal e o selo de nossas armas, nas Festa de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira da Brasil, dia onze de maio de mil novecentos e quarenta, da era cristã.
Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota – Arcebispo Metropolitano de São Luis do Maranhão”
Um recorte de jornal da época transcreve um telegrama enviado para o Sr. Arcebispo descrevendo a alegria do povo pedreirense com a criação da paróquia. O telegrama é assinado por mais de 150 pessoas.