Os primeiros párocos: O Paroquiato do Pe. Cincinato Ribeiro Rego (1940-1948).

domingo, 16 de novembro de 2008

Pe. Cincinato assim que tomou posse fez um levantamento dos “haveres da igreja”. Ele recebeu da Autoridade Diocesana determinação expressa para levantar a Igreja de São Benedito no mesmo lugar da antiga. Com a energia que lhe era peculiar, enfrentou prefeito, dificuldades financeiras e perseguições sem que nada lhe mudasse o objetivo.

O paroquiato do Pe. Cincinato está indissoluvelmente ligado a construção da atual matriz de São Benedito, que além de edificar o templo, edificou o senso de Igreja no coração do povo. Prova disso é o efeito ainda notório do método empregado na construção da matriz: “essa igreja é nossa”, “eu carreguei tijolo pra ela”, “eu dei vários dias de trabalho aqui”... dizia o povo!

Junto com Pe. Cincinato ficou o Pe. Odorico Braga Nogueira dos Santos Maia que permaneceu na paróquia por 2 anos coma visita de vários povoados vizinhos.

Nesta época, descreve o Pe. Cincinato, haviam diversos grupos na paróquia como o Apostolado da Oração, a Obra das Vocações, a Cruzada Eucarística e a Congregação das Filhas de Maria Imaculada e celebravam-se as festas de São Benedito, São Raimundo, Santo Antônio e Sagrado Coração de Jesus.

Ainda em seu paroquiato, a paróquia recebeu a visita o Bispo de Ilhéus/BA, D. Felipe Conduru Pacheco; realizou as “santas missões” de 30 dias em 1942; viu a saída de D. Carlos da Arquidiocese de São Luis para São Paulo e posse do novo bispo, D. Adalberto Acioli Sobral.

Depois de boatos e fatos desagradáveis, Pe. Cincinato pediu afastamento em janeiro de 1948, deixando a paróquia nas mãos dos padres Pedro Vermelen e Tiago Van Ryn.