Novo Papa deverá participar da Jornada Mundial da Juventude

sábado, 16 de fevereiro de 2013 0 comentários
Do rio2013.com

“Entramos em um momento de oração em agradecimento a Bento XVI e ao novo papa, já escolhido por Deus. E os trabalhos da JMJ Rio2013 continuam da mesma forma, continuam os preparativos”, disse o arcebispo do Rio e presidente do COL, Dom Orani João Tempesta, durante entrevista coletiva esta manhã sobre arenúncia do Papa, na Basílica Nossa Senhora de Lourdes, em Vila Isabel.

“Nós tivemos várias vezes com o Santo Padre e quando falávamos sobre a Jornada Mundial da Juventude para o ano de 2015 ele nos dizia que estaria muito longe, distante, e o Papa já estaria muito idoso. Quando fechamos a data para o ano de 2013 Bento XVI disse: ‘o Papa irá a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Eu ou o meu sucessor’. (...). Temos que rezar pela atitude corajosa do Santo Padre, coragem de perceber que chega o momento de deixar o trabalho. Nossa data da JMJ continua firme, toda a missão continua, e temos certeza que será um belo momento para jovens do Brasil e do mundo”, afirmou Dom Orani.

Sobre a presença do novo Papa durante a Jornada, o arcebispo explicou também que quando a JMJ foi realizada em Colônia, na Alemanha, o Papa João Paulo II havia organizado tudo, mas quem participou e conduziu foi Bento XVI. “Sem dúvida o tempo é curto, pois além de um líder religioso o Papa é um chefe de Estado, mas creio que vai depender de quem for eleito e não podemos adiantar nada. É costume é que o Papa continue a rotina do antecessor pelo menos é o que nós vemos sempre e caso isso aconteça seremos uma das primeiras cidades que o novo pontífice irá visitar”, destacou Dom Orani.

Após a renúncia de Bento XVI, que será realizada oficialmente no dia 28 de fevereiro, às 20h de Roma (17h de Brasília), segundo anunciou o próprio pontífice em sua carta de renúncia, terá início a Sé Vacante – tempo que transcorre entre o momento em que um papa morre ou renuncia até a escolha do sucessor –, e de acordo com o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, a Igreja Católica deve ter um novo Papa até a Páscoa, no próximo dia 31 de março.

0 comentários:

Postar um comentário